Transporte público de Campina Grande tem mudanças para idosos e pessoas com deficiência
O que acontece..
Publicado em 19/02/2019

Segundo a STTP, com exceção dos cadeirantes, esses passageiros também devem entrar pela porta da frente do ônibus. Mudança aconteceu após sistema de Integração Temporal.

Idosos e pessoas com deficiência precisam estar atentos às mudanças no transporte público de Campina Grande após aintegração temporal. De acordo com o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, esses usuários também devem entrar no ônibus pela porta da frente do veículo - com exceção dos cadeirantes.

 

Segundo Félix Araújo, a mudança aconteceu após uma organização do Conselho Municipal de Transportes Públicos (Comupt) em relação ao funcionamento do novo sistema de Integração Temporal, que possibilita fazer a integração por toda a cidade. O projeto, aprovado no dia 27 de dezembro, foi proposto pelo prefeito Romero Rodrigues, como alternativa ao aumento da tarifa de ônibus na cidade.

“A entrada continua gratuita, o direito dessas pessoas está garantido. Essas mudanças aconteceram porque alguns passageiros estão aproveitando a entrada desses usuários, que têm direito de gratuidade garantido, para entrar no ônibus pela porta de trás, e assim também não pagar a tarifa”, explicou o superintendente da STTP.

De acordo com a STTP, a entrada indevida de algumas pessoas pela porta de trás dos ônibus atrapalha sobretudo na contagem dos passageiros. “Após denúncias, foi constatado que há um aproveitamento de alguns passageiros em várias paradas da cidade. No momento da aglomeração, algumas pessoas aproveitam a entrada dos idosos e das PcD pela porta de trás para entrar no ônibus também de forma gratuita”, relatou.

Ainda segundo Félix Araújo, a entrada do passageiro pela porta do meio do ônibus, que antes era possível para qualquer pessoa dentro da integração, continua sendo tema de discussão levado ao Conselho. "Estamos avaliando todos os problemas desse novo sistema de integração temporal para saber onde estamos acertando ou errando”, concluiu.

Integração Temporal

 

novo sistema de integração foi apresentado na manhã do dia 8 de janeiro deste ano durante outra reunião com o Comutp, na qual o protótipo do projeto foi apresentado pelo Sindicato das Empresas de Passageiros de Campina Grande (Sitrans). O sistema possibilita ao passageiro, em qualquer ponto da cidade, pegar um segundo ônibus sem pagar a mais por isso.

O projeto tem restrições. Uma delas é que o usuário tem uma hora para passar o cartão no segundo ônibus, contando desde o momento em que passar o cartão no primeiro ônibus. Caso o tempo seja esgotado, o sistema cobra outra passagem do usuário. Além disso, os veículos não podem ser da mesma linha.

FONTE:https://g1.globo.com

Comentários