Quase 60% das declarações do Imposto de Renda 2019 previstas na PB foram enviadas à Receita
O que acontece..
Publicado em 24/04/2019

Prazo começou no dia 7 de março e termina no dia 30 de abril.

Quase 60% das declarações do Imposto de Renda 2019previstas para a Paraíba foram enviadas à Receita Federal do Brasil, até as 17h desta terça-feira (23), conforme divulgado pela Receita. O prazo para entregar o documento, referente ao ano-base 2018, começou no dia 7 de março e termina no dia 30 de abril.

Do total de 300 mil declarações esperadas para o estado, 173.985 já foram enviadas, o que representa cerca de 57,9%. Em relação ao volume recebido em todo o Brasil, esse número é referente a 0,97%.

Deve declarar renda quem recebeu rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2018. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.

 

Programa

 

A Secretaria da Receita Federal liberou no dia 25 de fevereiro o download do programa gerador do Imposto de Renda 2019. Do computador, o contribuinte pode baixar os programas do Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris). Para os celulares, os programas estarão disponíveis para Android e IOS.

O programa para preenchimento da declaração é o mesmo para as duas formas de tributação (utilizando as deduções legais ou o desconto simplificado). No início do preenchimento, são apresentadas orientações sobre as formas de tributação e, ao final, quando for entregar a declaração, o programa apresentará quadro comparativo para que o contribuinte possa escolher a opção mais favorável.

O contribuinte pode fazer a importação de dados de 2018 para facilitar o preenchimento neste ano. A importação de dados substitui eventuais dados já digitados na declaração de 2019. Para evitar isso, a Receita recomenda fazer a importação antes de iniciar o preenchimento. Em caso de a última declaração ter sido retificada, é preciso substituir pelo número do recibo da última retificadora online.

fonte:https://g1.globo.com

Comentários