O trânsito no local permaneceu parado até as 12h, porque os alunos estavam nos sinais, fazendo barreira nas faixas de pedestres.
“Nos reunimos pra dizer que não concordamos com o corte na educação. Durante essas semanas já houve vários protestos, em várias cidades do país. A gente é favor das universidades públicas e gratuitas, por isso saímos da sala de aula e reunimos todo mundo aqui”, disse Christian Medeiros.
“Estão acabando com os nossos projetos. Ontem ele [Governo] anunciou o corte da Capes e estamos aqui protestando, pra chamar a atenção do restante da população pros efeitos que essas mudanças provocam, tanto pra gente, quando pra sociedade”, explicou Christian Medeiros.
Ainda conforme o estudante de filosofia, a UFCG, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) são importantes não só para os estudantes, mas para movimentar a economia da cidade. "Nossas universidades movimentam a economia da cidade e da região, através de projetos voltados à tecnologia, aos direitos humanos e outros projetos sociais desenvolvidos a partir dos estudantes".
O protesto aconteceu na rua Aprígio Veloso. Com a interdição das duas vias, alguns condutores dos veículos precisaram fazer o contorno pelo Conjunto dos Professores. Com a manifestação, alguns transportes coletivos da cidade também permaneceram parados no local.
Protesto de estudantes do IFPB
Os estudantes protestaram contra o corte na verba da instituição federal de ensino que oferece formação de ensino médio, ensino técnico e superior em 22 campi espalhados por todas a regiões da Paraíba. O corte anunciado pelo governo federal vai gerar uma redução de 30% no orçamentos das instituições federais, correspondendo a cerca de R$ 90 milhões bloqueados nas universidades e IF na Paraíba.
O anúncio dos cortes mobilizaram os estudantes, que são contrários ao contingenciamento feito pelo Ministério da Educação (MEC). Na terça-feira (7), estudantes do IFPB de Cabedelo, na Grande João Pessoa, bloquearam o trecho da BR-230 em caminhada. Segundo a PRF, a mobilização contou com cerca de 100 estudantes e durou cerca de quarenta minutos. O trecho foi liberado por volta das 12h30.
Também na terça, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, os estudantes do IFPB bloquearam outro trecho da BR-230.
Fonte:https://g1.globo.com