MPPB emite pareceres favoráveis à soltura de quatro réus da 'Xeque-Mate'
16/07/2019 15:22 em O que acontece..

Pareceres sugerem que réus respondam em liberdade com medidas cautelares. Empresário Roberto Santiago foi o único que não teve pedido de soltura analisado.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) emitiu pareceres favoráveis à soltura de quatro presos na Operação Xeque-Mate, que desarticulou um esquema criminoso na administração pública de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com os documentos, os réus passariam a responder ao processo em liberdade, mas cumprindo medidas cautelares. O empresário Roberto Santiago, também réu nos processos, não teve parecer favorável pelo MPPB.

 

Conforme os pareceres, que foram remetidos ao juiz Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, da 1ª Vara da Comarca de Cabedelo, após passada a fase de instrução do processo, não há mais a necessidade de manter os réus em prisão preventiva.Caso o juiz siga os pareceres, aos réus devem ter arbitradas restrições como:

 

  • Recolhimento domiciliar no período noturno, das 22h às 6h do dia seguinte;
  • Não se ausentar dos limites da Comarca de Cabedelo e João Pessoa sem autorização judicial;
  • Não frequentar bares e casas de jogos de azar.

 

As mesmas medidas foram impostas ao réu Inaldo Figueiredo Silva, que prestou depoimento no último dia 4. Inaldo foi o primeiro entre os réus ouvidos pela Justiça. Os demais pediram prazo para acesso aos depoimentos dos réus colaboradores.

Podem ser beneficiados com as medidas o ex-prefeito de Cabedelo Leto Viana, Antônio Bezerra do Vale Filho, Lúcio José do Nascimento Araújo e Tércio de Figueiredo Dornelas Filho.

Em relação ao empresário Roberto Santiago, o MPPB ainda não tem posição em relação ao pedido de relaxamento da prisão apresentado pela defesa.

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS