Projeto incentiva emissão de carteira de identidade de crianças, em Campina Grande
06/11/2019 09:55 em O que acontece..

‘Cidadania de Primeira’ visa a agilidade e segurança nas buscas, com o documento, em caso de desaparecimento das crianças.

O projeto-piloto ‘Cidadania de Primeira’, que incentiva o armazenamento de dados biométricos de crianças, para, em caso de desaparecimento, garantir mais agilidade e segurança nas buscas será iniciado nesta quarta-feira (6), em Campina Grande.

 

Aproximadamente, 80 crianças de zero a seis anos de idade, matriculadas em uma creche do município devem ser as primeiras a terem o documento de identificação civil através da iniciativa. No dia 1 de novembro os pais foram conscientizados sobre a ação durante uma reunião. Nesta quarta-feira, 24 crianças terão a identidade civil emitidas.

Segundo o juiz da Infância de Campina Grande, Hugo Zaher, além do projetor facilitar a emissão do documento, visa também “mostrar pra população que elas podem buscar por si só esse serviço público, para obter a identificação civil, até mesmo para a prática da cidadania”, ressaltou.De acordo com a promotora de Justiça da Infância e Adolescência da cidade, Elaine Alencar, o Primeira Infância” é uma parceria entre órgãos que estão preocupados com o fenômeno do desaparecimento, na Paraíba, que são o Ministério Público, o Tribunal de Justiça da Paraíba, e o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC).

Além disso, a promotora acrescentou que o problema está sendo discutido de forma mais ampla por um fórum que inclui outras instituições, como Polícia Federal, Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), Polícia Militar da Paraíba; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), a Defensoria Pública da Paraíba e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

FONTE:https://g1.globo.com

 
COMENTÁRIOS