Fase de enrocamento da barreira do Cabo Branco é iniciada em João Pessoa
11/12/2019 11:28 em O que acontece..

Prefeitura de João Pessoa deu início à segunda fase das obras de contenção da erosão nesta quarta-feira (11). Blocos de pedras vão ser instalados no pé na barreira nesta fase.

Começou nesta quarta-feira (11) a segunda etapa das obras de contenção da erosão da barreira do Cabo Branco, em João Pessoa. De acordo com a secretária de infraestrutura de João Pessoa, Daniela Bandeira, a nova fase consiste na instalação de muros de contenção de cerca de um metro de altura no pé da barreira para reduzir a energia da quebra das ondas.

 

A primeira etapa, a obra de drenagem da barreira foi iniciada em fevereiro de 2018 e desde então ainda segue em andamento, pois, de acordo com a secretária, se trata de um trabalho delicado, feito com recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa.A construção da rede de drenagem consiste na implantação de 10 novos trechos que irão se integrar à rede já existente no entorno dos bairros Altiplano e Seixas. “Enquanto aguardávamos a aprovação das etapas seguintes pelo Governo Federal, nós iniciamos a fase da drenagem com recursos próprios”, disse o prefeito Luciano Cartaxo (PV). A segunda etapa iniciada nesta quarta vai seguir concomitantemente com a primeira.

A previsão é de que a aplicação dos muros no pé da barreira dure pelo menos seis meses, enquanto a primeira etapa deve ser finalizada até o primeiro semestre de 2020. “Vamos trabalhar no intervalo com a maré baixa sempre, condicionado o tempo da obra a esses intervalos, para que a gente possa causar o menor impacto possível”, comentou a secretária.Ainda conforme Daniela Bandeira, a obra em si consiste no fortalecimento do sopé da barreira, para evitar que a onda atinja a base com muita energia e cave a barreira levando de volta os sedimentos. Ela destacou que a intervenção não vai prejudicar a paisagem, por se tratar de um muro baixo.

“Foram feitos estudos de engenharia, com oceanógrafos, para que a gente diminua o ritmo erosivo da falésia. Eu destaco sempre que estamos lidando com uma falésia vida em ritmo natural de acomodação, a intenção desse projeto é diminuir o ritmo erosivo, não é conte-lo de forma definitiva, até porque existem outras ações como o vento que vão continuar incidindo, temos que diminuir o ritmo erosivo”, explicou Daniela Bandeira.

Após drenagem e enrocamento, a Prefeitura de João Pessoa vai analisar a segurança da área para avaliar a readequação do trânsito e a possibilidade de liberação parcial de algum trecho na área.Em novembro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa deu início à demolição de nove casas e três estabelecimentos comerciais para a obra de proteção da Barreira do Cabo Branco. As residências e os estabelecimentos estavam ocupando uma área pública e foram removidas do local por indicação da Defesa Civil na Rua Hermano Toscano. A área desocupada será usada para implantação de um dos ramais de drenagem ainda da primeira fase de proteção da Barreira do Cabo Branco.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS