Os atendimentos nas clínicas de odontologia e fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram suspensos por meio de uma portaria publicada pela instituição na tarde desta segunda-feira (16). A medida foi tomada para prevenir o possível contágio de usuários com o novo coronavírus.
Também foi suspenso o afastamento funcional para viagens ou estudo que seriam realizados fora do país. A portaria também recomenda que não sejam realizados eventos científicos, culturais ou artísticos como encontros, seminários, workshops e solenidades de premiação que promovam aglomeração superior a 50 pessoas em ambiente fechado.
O calendário de eventos previstos para o primeiro semestre de 2020 será alterado e novas datas serão divulgadas. As atividades acadêmicas curriculares de ensino, pesquisa e extensão, que não envolvam ações com público acima de 50 pessoas e atividades administrativas em todos os câmpus, estão mantidas.
O documento recomenda ainda que seja estimulado ao público idoso, gestantes, lactantes e às pessoas com doenças crônicas os exercícios de suas funções em horários alternativos com escala, reuniões virtuais e home Office. As atividades presenciais aos técnicos administrativos, docentes e alunos com mais de 60 anos serão facultativas.
Será aceito como documento válido para liberação eventual de atividades, sem a necessidade de atestado médico, a autodeclaração de estudantes ou servidores que apresentem sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que tiveram contato com pessoas já contaminadas pelo ou que apresentem sintomas gripais em geral.
Também estão suspensas a concessão de passagens aéreas nacionais e internacionais, inclusive para visitantes; a autorização de viagens para outras localidades em vans, ônibus ou micro-ônibus; e a concessão de qualquer apoio financeiro ou material a viagens para participação em eventos acadêmicos, mesmo com trabalhos aprovados, dentro ou fora do país.
Servidores, alunos e colaboradores que estiveram, nos últimos 20 dias, em localidades onde houve propagação e infecção pela Covid-19, devem comunicar imediatamente à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), para que sejam observados os protocolos que o caso requer.
Já a quarentena de sete dias é recomendada a todos os membros da comunidade universitária que, recentemente, tenham retornado de viagem ao exterior, independente de sintomas, principalmente de localidades afetadas com a Covid-19.
Também ficou definida a intensificação de campanhas informativas e educativas para estimular a prática de métodos e hábitos preventivos destinada para alunos, professores, técnicos, trabalhadores terceirizados e a população em geral.
Porções de álcool em gel a 70% será disponibilizado em dispensadores para a comunidade acadêmica, com sinalizadores em locais estratégicos e ao lado dos equipamentos de ponto eletrônico.
Fonte:https://g1.globo.com