Abertas inscrições em edital de apoio para artistas da Paraíba durante pandemia
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Publicado em 31/03/2020
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Estão abertas a partir desta terça-feira (31) as inscrições no cadastramento de artistas que têm interesse em participar do edital de chamamento público “Meu Espaço - Compartilhando Cultura”, lançado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB), as inscrições são gratuitas e os materiais enviados pelos artistas vão ser exibidos nas redes sociais da fundação durante o período de isolamento domiciliar em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Segundo o edital, as inscrições devem ser feitas até o dia 10 de abril, por meio de um formulário a ser preenchido no site da Funesc. Os artistas também devem enviar currículo e clipping de reportagens, portfólio e críticas publicadas sobre seu trabalho artístico.
No total, são oferecidas 105 vagas de propostas artísticas nas áreas de contação de histórias, circo, teatro, dança, literatura, histórias em quadrinhos, música, culturas populares, artes visuais, poesia falada e cinema. Os projetos selecionados vão receber um apoio de R$ 1 mil cada.
No ato da inscrição, os proponentes devem indicar no formulário qual proposta vai ser gravada, descrevendo com detalhes quais recursos vão ser utilizados. A proposta pode ser gravada com dispositivos móveis, utilizando-se ou não de recursos de edição de vídeo.
Conforme o edital, o conteúdo deve ser inédito e gravado especificamente para o projeto. Além disso, o vídeo deve ser gravado na horizontal e ter classificação etária livre. O vídeo deve ser gravado na residência do artista ou dos artistas envolvidos no projeto e, quando necessário, apenas com participação ou apoio de membros que morem no mesmo local.
O credenciamento é apenas para artistas individuais, grupo de artistas que comprovem residir no mesmo endereço ou propostas coletivas desde que gravadas remotamente, atendendo ao isolamento domiciliar.
Segundo o cronograma do edital, a análise das propostas vai ser feita entre os dias 11 e 13 de abril e o resultado deve ser divulgado no dia 14 de abril. Os artistas selecionados têm até 19 de abril para enviar os documentos solicitados no edital e os vídeos devem ser anexados até 24 de abril. A previsão é de que os vídeos comecem a ser transmitidos a partir de 28 de abril.
Conforme o edital, o objetivo do projeto é cadastrar e credenciar artistas residentes na Paraíba, sejam pessoas físicas ou pessoas jurídicas, que apresentem propostas artísticas virtuais para ações de estímulo cultural.
A ideia é fomentar a produção cultural do estado além de promover atividades de prevenção e combate ao coronavírus por meio do incentivo ao isolamento domiciliar com realização de atividades artísticas e culturais para serem assistidas virtualmente pela população.
Ainda de acordo com o edital, os cadastros vão ser analisados e deferidos como credenciados por uma comissão formada pelos gerentes das linguagens artísticas da Funesc.
A comissão vai emitir um parecer aprovando ou negando o credenciamento e o artista vai ser notificado em um prazo de 24 horas a partir da emissão do parecer. O requerente também tem um prazo de 24 horas para solicitar reanálise do parecer.
A Funesc pode convocar os credenciados para projetos culturais virtuais no período do isolamento social. A convocação vai ser por e-mail e os convocados que precisarem desistir devem requerer a desistência em até 24 horas. A desistência só pode acontecer por uma vez, sob pena de exclusão do cadastro.
As propostas vão ser avaliadas conforme os seguintes critérios:
Veja abaixo o número de vagas, o tamanho dos vídeos e o tipo de vídeo que pode ser enviado de acordo com cada área: