Para evitar aglomerações de beneficiários do auxílio emergencial em agências da Caixa Econômica Federal de todo o estado, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendaram que a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) oriente gestores públicos dos 223 municípios do estado, a agendarem o horário e o dia para encaminhar os cidadãos para as unidades bancárias.
Conforme a recomendação, a orientação deve ser feita por meio dos órgãos municipais de assistência social. Foi recomendado ainda que a Famup oriente que os municípios façam triagens das pessoas para verificar se os questionamentos delas podem ser resolvidos por meios eletrônicos.
Os órgãos orientam que a população não se dirija às agências se o aplicativo mostrar que os pedidos ainda estão em análise. Todas as consultas sobre o andamento do auxílio devem ser feitas pelo site ou aplicativo para recebimento do benefício e pelo telefone 111.
Os órgãos ministeriais reforçam também que, caso haja necessidade de ir a uma agência, o usuário deve respeitar a organização das filas, manter o distanciamento de um a dois metros e usar máscaras de proteção. O objetivo da atuação conjunta é reduzir o risco de contaminação pela covid-19.
Fonte:https://g1.globo.com