Classe política paraibana lamenta morte do ex-governador Wilson Braga por Covid-19
18/05/2020 11:18 em O que acontece..

Governador da Paraíba, João Azevêdo, decretou luto oficial. Prefeitos de João Pessoa e Campina Grande manifestaram luto em notas de pesar pela morte do político paraibano.

morte do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, vítima da Covid-19, na noite de domingo (17), gerou comoção da classe política paraibana. O governador da Paraíba, prefeitos, vereadores e deputados emitiram notas de pesar pelo falecimento de Wilson Braga, que tinha 88 anos.

 

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), decretou luto oficial de três dias. João trabalhou na gestão do ex-governador como diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do antigo Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (Ipep); e coordenador de Planejamento do Conjunto Valentina Figueiredo, além de outros conjuntos construídos na sua gestão.

Na nota emitida pelo governo da Paraíba, a trajetória política de Wilson Braga é relembrada por grandes obras com destaque para o 'Projeto Canaã', considerado pioneiro na construção de açudes e barragens em vários municípios paraibanos, com o objetivo de minimizar os efeitos da seca e da falta d'água nas regiões mais atingidas pela estiagem.

"Neste momento de luto da política paraibana, o governador João Azevêdo se solidariza com a dor dos amigos e familiares pela perda irreparável e apresenta suas condolências", informa a nota

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), emitiram notas de pesar pela morte do ex-governador. Cartaxo destacou que Wilson foi governador, prefeito de João Pessoa, deputado federal e estadual, tendo uma vida histórica na política paraibana marcada pelo exercício de mandatos populares.

 

Romero, por sua vez, comentou que a morte de Wilson Braga deixa a Paraíba inteira de luto e também marca o fim de um círculo histórico de uma geração de líderes que causaram grande impacto na vida contemporânea dos paraibanos.

O prefeito de Conceição, José Ivanilson Soares de Lacerda (PSDB), cidade em que Wilson Braga nasceu, decretou luto oficial por três dias. Outros políticos usaram seus perfis nas redes sociais para lamentar a perda com o falecimento do político. Abaixo seguem algumas das principais manifestações de pesar e de solidariedade com a família.

 

João Azevêdo, governador da Paraíba

 

O governador João Azevêdo decretou luto oficial de três dias e lamentou a morte do ex-governador Wilson Braga, de quem foi auxiliar de Governo nos anos 1980, exercendo os cargos de diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do antigo Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (Ipep); e coordenador de Planejamento do Conjunto Valentina Figueiredo, além de outros conjuntos construídos na sua gestão.

Wilson Leite Braga teve uma carreira política bastante atuante. Exerceu cargos de deputado estadual, deputado federal, governador da Paraíba, vereador e prefeito de João Pessoa. Como governador (1983-1986), teve um mandato marcado por obras importantes, com destaque para o 'Projeto Canaã', considerado pioneiro na construção de açudes e barragens em vários municípios paraibanos, com o objetivo de minimizar os efeitos da seca e da falta d'água nas regiões mais atingidas pela estiagem.

Neste momento de luto da política paraibana, o governador João Azevêdo se solidariza com a dor dos amigos e familiares pela perda irreparável e apresenta suas condolências.

 

Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa

 

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lamentou o falecimento do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, mais uma vítima da Covid-19, assim como sua esposa, Lúcia Braga, falecida na última sexta-feira (8). Wilson Braga foi governador, prefeito da Capital, deputado federal e estadual, tendo uma vida histórica na política paraibana marcada pelo exercício de diversos mandatos populares.

 

“Wilson Braga partiu nos deixando um legado de lutas e serviços que marcaram a vida dos paraibanos. Ele teve uma vida marcada pelo trabalho político intenso, assumindo os mais diversos cargos públicos em todas as esferas de poder e, através dos quais, buscou deixar um legado para a história. Nossos profundos votos de pesar à família, amigos e milhares de paraibanos que hoje lamentam a sua perda. Desejamos força e serenidade para atravessar este momento de dor e luto", afirmou.

 

Romero Rodrigues, prefeito de Campina Grande

 

A morte do ex-governador Wilson Leite Braga, aos 88 anos de idade, na noite deste domingo (17), deixa a Paraíba inteira de luto e também marca o fim de um círculo histórico de uma geração de líderes que causaram grande impacto na vida contemporânea dos paraibanos.

Ao longo de quase 70 anos de vida pública, Wilson Braga galgou importantes cargos, mas deixou sua marca como governador e creio ser o Projeto Canaã, na área de recursos hídricos, a iniciativa mais emblemática de sua gestão.

Todos os que tivemos oportunidade e o privilégio de conhecer o ex-governador natural de Piancó, aprendemos muito com ele e sua história de vida. Ele nos deixa, após heróica resistência, exatos nove dias após a partida da esposa e companheira de toda a vida, a ex-deputada Lúcia Braga, a quem também homenageamos.

Que Wilson Braga descanse em paz e continue a nos inspirar, principalmente neste momento em que todod travamos uma luta de vida e morte com a doença que foi sua algoz. Fica com Deus, Wilson.

 

José Maranhão, senador pela Paraíba

 

Nós, paraibanos, estamos de luto, não somente porque perdemos um grande e honrado homem público, mas, sobretudo, pela perda de um amigo.

Amigo é alguém extremamente valioso e, muitos e muitos de nós, tínhamos nesta conta Wilson Braga, que estava sempre presente nos momentos mais difíceis e definitivos de nossas vidas.

 

Chegou sua hora de voar, meu leal amigo. Junto de Lúcia, sua eterna companheira, vá conhecer a paz infinita no horizonte sem fim, onde habita nosso Deus.

 

Mesa diretora da Câmara de Vereadores de João Pessoa

 

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) expressa seu profundo pesar pelo falecimento do ex-governador da Paraíba Wilson Braga, aos 88 anos em decorrência de complicações causadas pela covid-19. O falecimento se deu no fim da noite deste domingo, 17.

Por sua relevância na política e sua importância para sociedade, a Câmara Municipal de João Pessoa lamenta a partida do ex-chefe do Executivo paraibano e transmite seus votos de solidariedade aos parentes, amigos e admiradores deste político.

No início deste mês, o ex-governador Wilson Leite Braga, 88 anos, e a sua esposa, ex-deputada Lúcia Navarro Braga, 86 anos, foram internados no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, com suspeita de terem contraído o novo Coronavírus. A ex-primeira dama Lúcia Braga, com um caso considerado mais grave, por ser asmática e com deficiência cardiorrespiratória, faleceu na última sexta-feira (8). O ex-governador também apresentou os sintomas da Covid-19, porém o seu quadro foi considerado menos preocupante após avaliação e chegou-se a dizer que ele não tinha o coronavírus. Depois, descobriu-se que a testagem foi feita no início da doença quando o recomendável é que o exame ocorra pelo menos uma semana depois do início dos sintomas. Com o teste refeito, a infecção de Braga foi confirmada. Seu quadro se agravou com o comprometimento dos rins até seu falecimento no fim da noite deste domingo.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS