O evento aconteceu de forma totalmente virtual. A feira foi realizada entre os dias 26 e 28 de junho e reuniu cerca de 300 projetos finalistas, com pesquisas científicas de diversas áreas, desenvolvidas por professores e estudantes de todo o país.
Ao final da FBJC, o projeto "Desenvolvimento de pHmetro com plataforma arduino para deficientes visuais" foi premiado em terceiro lugar na área de engenharia.
O trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Letícia Bezerra Sousa Diniz, Ana Beatriz Almeida e Hillary Diniz Saldanha; por Alexsandro Trindade, que é coorientador e Tainá Souza, orientadora do trabalho. A iniciativa também conquistou o segundo lugar no prêmio de excelência em inovação do Innovolab.De acordo com a professora Tainá Souza, a ideia do projeto surgiu da necessidade de diminuir algumas limitações observadas por alunos com cegueira ou baixa visão. Ela explicou que associando a química e a informática, o equipamento foi programado para expressar o pH de uma substância por meio de um sinal sonoro, permitindo uma maior inclusão dos alunos nas aulas.
O outro projeto premiado foi a “Proposta de desenvolvimento de laboratório para ensino de robótica com arduino" que ficou em terceiro lugar no prêmio de excelência em inovação do Innovolab.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Gabriel Soares da Costa, Edna Dayara Aristides de Lima e Radymilla Cristiano Camilo; além do orientador Alexsandro Trindade Sales da Silva e do coorientador José de Arimatéia.
De acordo com Alexsandro Trindade, a ideia foi criar um kit de robótica com menor custo em relação aos que já existem, mais compacto e também mais fácil de transportar.
Fonte:https://g1.globo.com