Em meio a polêmicas e uma verdadeira ‘queda de braço’, a eleição para escolha da nova diretoria da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) ocorrerá nesta segunda-feira (31), na sede da entidade, em João Pessoa - PB. O atual presidente, Tota Guedes, concorre em chapa única e tem como candidato a vice-presidente Dudu Dantas, reeleito prefeito de Cubati - PB.
Tota Guedes foi derrotado nas eleições municipais de outubro, quando disputou a prefeitura de Pedra Lavrada - PB. De acordo com Tota Guedes, apesar dele não ter conseguido êxito da disputa municipal, esse fato não o retira do compromisso de contribuir para o desenvolvimento das lutas municipalistas da Paraíba.
A eleição da FAMUP, para Tota Guedes, é um processo que só diz respeito ao movimento municipalista paraibano em razão do que o poder de conquista da entidade e tem feito, cada vez mais forte junto às instituições governamentais, tanto a nível local, como no âmbito nacional.
Alguns prefeitos, no entanto, questionaram a legitimidade de Tota Guedes para conduzir a FAMUP, levando em consideração que ele não conseguiu se eleger. Eles prometeram acionar a Justiça para tentar impedir o processo eleitoral.
A eleição da entidade, estava prevista para ocorrer entre os dias 10 e 15 de janeiro de 2017, quando os novos prefeitos já teriam assumido os municípios, mas foi antecipada para esta segunda feira, dia 31 de outubro e os prefeitos que tomarão posse em 1º de janeiro, não terão direito a voto.