Presidente brasileiro cumprimentou o republicano e desejou 'êxito' no governo.
Ele destacou no comunicado que os dois países mantêm 'fortes relações'.
O presidente Michel Temer enviou mensagem ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizando o republicano pela vitória na eleição norte-americana. No comunicado, Temer diz ter certeza de que os dois trabalharão juntos para estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação entre os dois países .
Candidato do Partido Republicano à Casa Branca, Trump foi eleito nesta terça-feira (8) para a sucessão do presidente Barack Obama. O republicano derrotou a candidata democrata Hillary Clinton, que era apontada como favorita pelos institutos de pesquisas norte-americanos. A vitória de Trump foi confirmada no final da madrugada desta quarta-feira.
Na mensagem divulgada pelo Palácio do Itamaraty, Temer também ressaltou o histórico de boas relações entre Brasil e Estados Unidos.
"O Brasil e os Estados Unidos são duas grandes democracias que compartilham valores e mantêm, historicamente, fortes relações nos mais diferentes domínios. Estou certo de que trabalharemos, juntos, para estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação que unem nossos povos", diz trecho do comunicado.
Após a divulgação da mensagem encaminhada ao presidente eleito dos Estados Unidos, o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, fez um breve pronunciamento no Palácio do Planalto no qual relatou que Temer acompanhou ao longo da noite desta terça a apuração da eleição norte-americana (assista ao vídeo acima).
O porta-voz reiterou que o peemedebista desejou "êxito" a Trump na mensagem na qual o cumprimentou pela vitória.
"O presidente Michel Temer manifesta sua disposição para trabalhar conjuntamente com o novo governo em Washington em benefício mútuo de nossos povos", afirmou Parola.
'Relação institucional'
No início da manhã, em uma entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, Michel Temer já havia comentado a vitória do candidato republicano na corrida pela Casa Branca. Ele disse à emissora que a eleição de Donald Trump não muda nada na relação entre Brasil e Estados Unidos. Segundo o peemedebista, a relação entre os dois países é "institucional", de "estado para estado".
“Não [muda nada na relação], tenho dito com muita frequência que a relação do Brasil com os Estados Unidos, assim como com os demais países, é uma relação institucional. Ou seja, de estado para estado [...] Tenho certeza que lá as coisas irão muito bem, a nossa relação é institucional. Estou contando cumprimentar o presidente pela eleição e não muda nada na relação Brasil e Estados Unidos”, afirmou o presidente.
Leia a íntegra da mensagem enviada por Temer a Donald Trump:
A Sua Excelência o Senhor
Donald J. Trump
Presidente eleito dos Estados Unidos da América
Senhor Presidente eleito,
Felicito-o pela eleição para Presidente dos Estados Unidos.
O Brasil e os Estados Unidos são duas grandes democracias que compartilham valores e mantêm, historicamente, fortes relações nos mais diferentes domínios. Estou certo de que trabalharemos, juntos, para estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação que unem nossos povos.
Desejo-lhe pleno êxito no Governo dos Estados Unidos.
Michel Temer
Presidente da República Federativa do Brasil
Fonte:http://g1.globo.com