O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Estadual João Henrique (DEM), durante sessão especial de autoria do colega de parlamento, Guilherme Almeida (PSC), demonstrou preocupação com a crise hídrica que assola a região do Cariri paraibano e, principalmente, o município de Campina Grande.
O parlamentar lembra que, para concluir a transposição das águas, havia 3 planos, o "A", que seria levar as águas do São Francisco até a cidade de Monteiro; o "B", que seria a chuva; e o plano "C" que consiste em desobstruir o Rio Paraíba, desde Monteiro, até o açude de Boqueirão.
O deputado, mesmo fazendo parte da bancada de oposição ao Governo do Estado, fez questão de parabenizar o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo, pela apresentação realizada durante a sessão, demonstrando todo conhecimento acerca das obras e pontuando ações necessárias programadas pelo Governo do Estado para o complemento das obras de transposição das águas do rio São Francisco.
“O secretário João Azevedo foi oportuno e muito objetivo, esclarecendo todas as dúvidas dos presentes. Complementando as minhas informações que foram obtidas ao longo do tempo e em recente visita as obras da transposição, nas cidades de Monteiro e Sertânia em Pernambuco, ao lado do presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado Renato Gadelha e demais parlamentares. O objetivo da visita foi verificar as condições do açude de Poções, em Monteiro, que receberá as águas do Eixo Leste da Transposição do São Francisco”, destaca JH.
Após a visita, João Henrique disse que está otimista quanto a possibilidade de que o caminho das águas fique pronto e chegue a cidade de Monteiro, talvez no fim de dezembro, mas com certeza, até o início de março.
Por outro lado, o deputado pontua que se suas previsões não acontecerem, o Governo da Paraíba deve urgentemente apresentar um plano para salvar a cidade de Campina, que segue em Estado de alerta devido a falta de água.
"É uma situação deveras preocupante. Estamos beirando o colapso da falta de água em toda região do Cariri e, principalmente, em Campina Grande, não podemos mais esperar. Para que a transposição se torne realidade todos os gestores precisam fazer o dever de casa e a Prefeitura de Monteiro vem realizando obras e serviços para colaborar com a transposição e, nós deputados, vamos cobrar transparência e atitude dos prefeitos da região, do Governo do Estado e do Governo Federal”, afirma.
Já o secretário de Estado de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, afirma que debater a respeito da questão hídrica paraibana é extremamente importante e que o Governo do Estado tem adotado iniciativas para amenizar os efeitos da seca.
“O Governo Estadual através de órgãos como a Secretaria de Recursos Hídricos, AESA e a Cagepa tem tentado de todas as formas tomar medidas necessárias para realizar ações que possam minimizar os efeitos de uma estiagem tão prolongada”, garante.
Fonte:http://www.helenolima.com