Paraíba tem ritmo lento no primeiro mês de vacinação, mas promete mais agilidade até maio
19/02/2021 08:42 em O que acontece..

São apenas 103.207 pessoas vacinadas na Paraíba depois de um mês de campanha, mas Estado quer chegar em 1,2 milhão em maio.

Um mês depois do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba, completado nesta sexta-feira (19), a Paraíba vacinou até agora 103.107 pessoas. É um número baixo se comparado ao total da população que deverá ser vacinada no estado, mas ainda assim o governo da Paraíba está otimista com o aumento do ritmo para os próximos meses. O objetivo é que as mais de 1,2 milhão de pessoas do grupo prioritário sejam vacinadas até maio e, no mês seguinte, iniciar a vacinação do resto dos paraibanos, com idades entre 18 e 59 anos.

 

Entre os grupos prioritários, o governo da Paraíba informa em seu portal oficial que já foram vacinados em sua totalidade os indígenas, as pessoas com mais de 90 anos, os idosos institucionalizados e as pessoas com deficiência institucionalizadas. Além disso, já vacinou 68,40% dos profissionais de saúde.A missão que tem pela frente, contudo, ainda é enorme. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o estado já comprovou sua capacidade logística. Mas ele destaca que o ritmo agora depende do envio das doses de vacina por parte do Ministério da Saúde.

Medeiros lembrou que, sempre que a Paraíba recebe um novo lote, demora apenas 24 horas para enviar as remessas para todos os 223 municípios paraibanos, utilizando para isso 11 furgões frigoríficos e duas aeronaves. “A primeira etapa de vacinação (dos grupos prioritários) está sendo um sucesso. A vacinação está sendo efetiva em todo o território. E o ritmo tende a aumentar agora que o Ministério da Saúde definiu um cronograma de entrega de doses de vacinas”, avalia.Nesta semana, se iniciou também a aplicação da segunda dose de quem foi vacinado pela CoronaVac no início do processo. Por exemplo, quem foi vacinado no primeiro dia de vacinação, em 19 de janeiro, recebeu a segunda dose na terça-feira (16).

Maior cidade da Paraíba, a capital João Pessoa não vem divulgando em seu portal da transparência os dados de vacinação, o que inclusive já foi contestado judicialmente. Mas a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que, até quarta-feira (17), tinham sido vacinados 28.665 moradores da cidade.

Fonte:https://g1.globo.com

 
COMENTÁRIOS