Entre os grupos prioritários, o governo da Paraíba informa em seu portal oficial que já foram vacinados em sua totalidade os indígenas, as pessoas com mais de 90 anos, os idosos institucionalizados e as pessoas com deficiência institucionalizadas. Além disso, já vacinou 68,40% dos profissionais de saúde.A missão que tem pela frente, contudo, ainda é enorme. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o estado já comprovou sua capacidade logística. Mas ele destaca que o ritmo agora depende do envio das doses de vacina por parte do Ministério da Saúde.
Medeiros lembrou que, sempre que a Paraíba recebe um novo lote, demora apenas 24 horas para enviar as remessas para todos os 223 municípios paraibanos, utilizando para isso 11 furgões frigoríficos e duas aeronaves. “A primeira etapa de vacinação (dos grupos prioritários) está sendo um sucesso. A vacinação está sendo efetiva em todo o território. E o ritmo tende a aumentar agora que o Ministério da Saúde definiu um cronograma de entrega de doses de vacinas”, avalia.Nesta semana, se iniciou também a aplicação da segunda dose de quem foi vacinado pela CoronaVac no início do processo. Por exemplo, quem foi vacinado no primeiro dia de vacinação, em 19 de janeiro, recebeu a segunda dose na terça-feira (16).
Maior cidade da Paraíba, a capital João Pessoa não vem divulgando em seu portal da transparência os dados de vacinação, o que inclusive já foi contestado judicialmente. Mas a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que, até quarta-feira (17), tinham sido vacinados 28.665 moradores da cidade.
Fonte:https://g1.globo.com