Projeto reaproveita galhos, folhas e frutos para fazer adubo, em Campina Grande
08/04/2021 11:17 em O que acontece..

Projeto começou há cerca de um ano e já plantou pelo menos 40 árvores. Meta é chegar a mais de 100 árvores até o final de 2021.

Um projeto que está sendo realizado no município de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, aproveita galhos, folhas e frutos de árvores para fazer um adubo super nutritivo para o cultivo de outras plantas.

 

De acordo com o professor Ronaldo Justino, que desenvolveu o sistema, os galhos e folhas que eram jogados no lixo estão sendo utilizados para o plantio de novas plantas através de um sistema de adubagem natural e orgânico.“O emprego desse adubo, que é feito tanto a partir da bactéria compostagem, como da verme compostagem, estamos conseguindo alimentar a horta, implementando novas árvores, que são da nossa flora, como outras até que estão em risco de extinção”, explicou.As folhas, galhos e frutos são triturados e formam montes, que são molhados duas vezes por semana, e se dá o início ao processo das bactérias. Algumas semanas depois, as minhocas vão se alimentar das folhas durante um período de 30 a 40 dias, e o adulto está pronto, explicou o professor.

O projeto começou há cerca de um ano e já plantou pelo menos 40 árvores. A meta é chegar a mais de 100 árvores até o final de 2021.

FONTE:https://g1.globo.com

NT
COMENTÁRIOS