A candidatura à presidência da Câmara nas eleições internas marcadas para o dia 2 de fevereiro do líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), lançada ontem (10) que conseguiu reunir deputados de 12 partidos pode rachar o apoio dos deputados paraibanos, que viam um céu de brigadeiro para a postulação a reeleição do deputado Rodrigo Mia (DEM).
Preterido pelo Palácio do Planalto, ele apostou no discurso de independência para conquistar o apoio dos colegas e impedir a reeleição do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Além de nomes do PTB, cerca de 20 deputados do Solidariedade, PROS, PP, PSC e PSL compareceram ao lançamento que foi realizado no Salão Negro da Câmara e ficou lotado de prefeitos e vereadores de cidades de Goiás, Estado de Jovair. Integrantes do PMDB e o novo líder do PT, Carlos Zarattini (SP), também participaram.
Atualmente o candidato a reeleição do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conta com o apoio dos deputados paraibanos, Rômulo Gouveia (PSD), Efraim Filho (DEM), Veneziano Vital e Hugo Motta ambos do PMDB. do Lado de Jovair do PTB, pode ficar Wilson Filho (PTB), Luiz Couto (PT), Aguinaldo Ribeiro (PP) e Benjamim Maranhão (SDD), ainda não se sabe o posicionamento de Damião Feliciano (PDT), André Amaral (PMDB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Wellington Roberto (PR).
No discurso de abertura da campanha, Jovair criticou a dependência de um parecer jurídico do Supremo Tribunal Federal para a candidatura do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Nesta Casa, 512 deputados podem se candidatar à presidência, mas apenas um depende de um parecer da Justiça para concorrer”, disse Jovair sem citar o nome de Maia.
A candidatura à reeleição do atual presidente está sendo questionada no STF pelo PDT, que tem o deputado André Figueiredo (CE) como um dos candidatos, e pelo Solidariedade, que já declarou apoio a Jovair. As ações alegam que o artigo 57 da Constituição impede a reeleição do presidente da Câmara em uma mesma legislatura e pedem uma manifestação do Supremo. No lançamento da candidatura, Jovair levou ao Salão Negro da Câmara vereadores, prefeitos e deputados estaduais de Goiás.
Fonte:http://www.pbagora.com.br