Clubes da América do Sul celebram união e buscam poder
31/03/2016 18:02 em Esportes

Representantes de 32 equipes do continente se reúnem em São Paulo

 

 

Por Leonardo Lourenço

São Paulo

Na maior das três reuniões realizadas até agora pelo grupo, 32 clubes sul-americanos se encontraram no estádio do Morumbi, nesta quinta-feira, e se aproximaram da criação de uma liga continental com o objetivo de defender os interesses das equipes na Conmebol.

A principal reivindicação, por enquanto, é com relação aos contratos comerciais da confederação sul-americana. Os clubes querem ter acesso aos documentos para que possam pleitear uma divisão mais vantajosa das receitas.

Foi a terceira reunião – a primeira havia sido realizada em Montevidéu, a segunda em Buenos Aires –, e contou com a presença maciça dos maiores clubes brasileiros: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional.

 

Já há uma primeira minuta do estatuto da Liga Sul-Americana de Clubes de Futebol, como vem sendo chamada a organização. Na véspera do encontro no Morumbi, advogados dos clubes nacionais se reuniram no Parque São Jorge para analisar o documento e sugeriram mudanças. Eles também defendem que a sede da entidade seja no Brasil, em São Paulo ou Porto Alegre.

Durante o evento, os cartolas defenderam e celebraram a união das equipes – entre as que estiveram presentes, 18 têm títulos da Libertadores, como Boca Junios, River Plate, Peñarol, Nacional-URU, Olimpia e Colo-Colo.

– Assim temos uma força maior junto à Conmebol. Queremos trazer para o continente a transparência. Mas primeiro precisamos nos unir – afirmou o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!