São Paulo se junta a Corinthians, Atlético-MG e Grêmio nas oitavas de final da Taça Libertadores.
Os confrontos das oitavas de final da Taça Libertadores foram definidos na noite desta quinta-feira. No Grupo 1, último a ser definido, o São Paulo conseguiu se classificar na segunda colocação ao empatar com o The Strongest por 1 a 1, em La Paz, e se juntou a Corinthians, Atlético-MG e Grêmio, outros representantes do Brasil na próxima fase. Dos cinco que iniciaram a competição, apenas o Palmeiras está eliminado.
Pelo calendário previsto para a Libertadores desde seu sorteio, no fim do ano passado, as oitavas de final serão disputadas nas próximas duas semanas, e as quartas nas duas seguintes. Depois, o torneio será paralisado para a disputa da Copa América Centenário, e as semifinais só terão início na primeira semana de julho. A Conmebol deve anunciar nesta sexta-feira as datas das oitavas de final.
Entre os clubes do país, o Timão obteve a melhor campanha: foi o terceiro colocado na classificação geral, e vai enfrentar o Nacional, do Uruguai, responsável por eliminar o Palmeiras com duas vitórias no Grupo 2. O primeiro jogo será em Montevidéu e o segundo na Arena Corinthians.
O Atlético-MG teve praticamente a mesma campanha dos paulistas, mas um gol a menos de saldo, diferença que os comandados de Tite tiraram na goleada por 6 a 0 sobre o Cobresal, na última quarta-feira. Com a quarta posição entre os classificados, o Galo terá pela frente o Racing: primeiro jogo em Avellaneda, na Argentina, e decisão em Belo Horizonte.
O Grêmio foi vice-líder de seu grupo, e, no geral, o melhor entre os segundos colocados. Por isso, enfrentará o pior primeiro: Rosario Central, da Argentina. O duelo começará a ser decidido na Arena do Grêmio e será definido no Gigante de Arroyito, em Rosario.
Por fim, com o empate desta quinta-feira, o São Paulo conseguiu a 12ª campanha da Libertadores, e terá de superar o Toluca nas oitavas de final. O Morumbi será palco da primeira partida do duelo, que terá sua decisão no México.
Os cruzamentos foram feitos seguindo o formato tradicional dos últimos anos. Os oito primeiros colocados dos grupos de um lado, os oito segundos de outro. O melhor primeiro colocado cruza com o pior segundo, o segundo melhor primeiro com o segundo pior segundo, e assim por diante. Quem terminou na frente no grupo abre a disputa fora e decide em casa.
Veja abaixo os duelos das oitavas de final da Libertadores:
1º) Atlético Nacional (COL) x 16º) Huracán (ARG)
2º) Pumas (MEX) x 15º) Deportivo Táchira (VEN)
3º) Corinthians x 14º) Nacional (URU)
4º) Atlético-MG x 13º) Racing (ARG)
5º) Toluca (MEX) x 12º) São Paulo
6º) Boca Juniors (ARG) x 11º) Cerro Porteño (PAR)
7º) River Plate (ARG) x 10º) Independiente del Valle (EQU)
8º) Rosario Central (ARG) x 9º) Grêmio
Globo.com