Operação cumpre mandados para desarticular esquema de desvio de dinheiro em cartório da PB
11/12/2018 14:14 em Ciencia e Tecnologia

MPPB e Polícias Civil e Militar cumprem três mandados de prisão e três de busca e apreensão.

Uma operação do Ministério Público da Paraíba, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), cumpre três mandados de prisão, três de busca e apreensão, além de sequestro de bens, na manhã desta terça-feira (11), em uma operação para desarticular um esquema criminoso que estava desviando valores do Cartório do 2º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

 

De acordo com o MPPB, os valores desviados pela cúpula de serventia extraducial do cartório aconteceram nos anos de 2015 e início de 2016, quando o cartório recebia, em espécie, os valores devidos, a título de lucros casuais, em razão de serviços de registros de, pelo menos, dois mil contratos de compra e venda com alienação fiduciária, e não realizava o recolhimento devido.O prejuízo causado foi de mais de R$ 1 milhão a terceiros, ao Ministério Público, ao Poder Judiciário, ao Município de Santa Rita e ao Fundo de Apoio ao Registro de Pessoa Natural.

A Operação Escribas é um conjunto de atuação da Secretaria de Estado e Defesa Social, por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE), e Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Os mandados foram expedidos pelo poder judiciário da 1ª Vara da Comarca de Santa Rita e estão sendo cumpridos nas residências dos alvos da operação, em João Pessoa. As investigações duraram, pelo menos, um ano.

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS