Hospital Universitário de Campina Grande realiza mutirão de cirurgias pediátricas
29/04/2019 10:10 em Saude e Bem Estar

Mutirão, que acontece de 29 de abril a 4 de maio, é para operar 50 crianças e adolescentes que estavam na fila de espera.

Cinquenta crianças e adolescentes que estavam na fila de espera para fazer uma cirurgia eletiva, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vão ser operados por cirurgiões pediátricos do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante um mutirão que acontece entre os dias 29 de abril e 4 de maio.

 

“Nossa expectativa é realizar cirurgia em 50 crianças, que estão nas filas dos nossos quatro cirurgiões pediátricos. Isso até o dia D da ação nacional, que ocorrerá no dia 4. Os pacientes já foram selecionados, conforme a fila existente no HU”, explicou o cirurgião Uirá Coury, chefe da Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Universitário.

A ação faz parte do XIII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe) que, em 2018, contribuiu para restabelecer a qualidade de vida de 315 crianças operadas.

 

Cirurgias de menor complexidade

 

Segundo o cirurgião pediátrico Ewerton Franco de Souza, durante o mutirão serão realizadas cirurgias de menor complexidade, em quadros como fimoses, hérnias umbilicais, hérnias epigástricas e hérnias inguinais.

“Vamos operar crianças de 0 a 18 anos incompletos, que são pacientes da fila dos ambulatórios. Além dos cirurgiões pediátricos, o trabalho vai ter o auxílio de anestesistas, pediatras, enfermeiros, residentes, técnicos de enfermagem do HUAC e estudantes de medicina da UFCG”, explicou o especialista.

 

Hospital vinculado à Ebserh

 

O Hospital Universitário de Campina Grande é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa ligada ao Ministério da Educação (MEC) e que administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS