UPA de Cruz das Armas é interditada eticamente pelo CRM da Paraíba por insegurança
13/05/2019 14:09 em O que acontece..

Interdição ética impede trabalho dos médicos da unidade. Profissionais relataram insegurança no trabalho e agressões.

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, foi interditada eticamente na manhã desta segunda-feira (13) pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). Os médicos foram interditados pelo conselho por conta da falta de segurança no local. A interdição ética entra em vigor na 0h da terça-feira (14).

A produção da TV Cabo Branco entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), mas até a publicação desta reportagem não havia sido enviada resposta.

De acordo com o CRM-PB, os profissionais da UPA, não somente os médicos, relataram que sofrem constantemente com agressões verbais e físicas. No dia 29 de abril, o CRM-PB notificou a direção da UPA e deu um prazo de 10 dias para que fosse providenciada a segurança adequada para garantir que os profissionais possam exercer sua profissão com tranquilidade.

A equipe de fiscalização do CRM-PB foi até a unidade de saúde nesta segunda e constatou que a recomendação não foi cumprida. “Infelizmente, a segurança para os profissionais não foi providenciada e não nos restou alternativa a não ser interditar eticamente os médicos”, explicou o diretor de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

Em reunião realizada entre a equipe médica e a diretoria do CRM-PB no dia 25 de abril, os profissionais relataram vários casos de insegurança. “Os médicos disseram que a UPA conta apenas com seguranças do patrimônio. É preciso que haja segurança para as pessoas que chegam para trabalhar, assim como para os pacientes, mesmo que seja uma segurança privada”, destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

As interdições éticas realizadas pelo CRM-PB impedem, exclusivamente, o médico de atender nas unidades de saúde. A medida tem o objetivo de preservar a dignidade do atendimento médico à população e a segurança do ato médico.

O histórico de agressões e inseguranças na UPA de Cruz das Armas datam de pelo menos 2018. Em março do ano passado, um médico e um paciente se envolveram em um tumulto após o médico evitar que o paciente agredisse uma enfermeira da unidade. O médico foi agredido a mordidas. Em setembro de 2018, a UPA de Cruz das Armas foi assaltada de madrugada. Os assaltantes tentaram roubar a arma de um dos seguranças do local.

fonte: https://g1.globo.com

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS