Medellín se pinta de verde e branco para receber nova final de Libertadores
26/07/2016 08:35 em Curiosidades

Torcedores com camisas do Atlético Nacional tomam ruas da cidade

 

Os Paisas, como são chamados os nativos da região de Antioquia, na Colômbia, têm entre suas características o forte orgulho de sua terra. Por isso, a cidade de Medellín vem deixando bem visível sua empolgação ao receber sua segunda final de Copa Libertadores na história, sendo colorida pelo verde e branco do Atlético Nacional na expectativa pelo duelo decisivo contra o Independiente del Valle. A final será realizada nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília) 

Às vésperas da decisão, é possível ver muitos (muitos mesmo) torcedores do Atlético desfilando com a camisa do clube pela cidade – principalmente na última segunda-feira, quando 3 mil fãs organizaram uma caravana para ir até o CT do clube, na cidade vizinha de Guarne, acompanhar o último treino aberto antes da decisão. Também há diversos outdoors inflamando a torcida pela cidade, inclusive na área de desembarque do Aeroporto Internacional José María Córdova.

Além do jejum de 27 anos sem levantar a taça mais importante do continente, pesa para a empolgação o fato da cidade ter “desperdiçado” as duas chances que teve de celebrar essa glória com seu clube mais famoso. Campeão da Libertadores em 1989, o Atlético também fez o jogo de volta daquela decisão como mandante, mas precisou realizar a partida na capital Bogotá. Na época, o estádio Atanasio Girardot contava apenas com seu anel inferior, tendo capacidade para apenas 34 mil torcedores – enquanto o Nemesio Camacho, palco daquela partida contra o Olimpia, permitia a entrada de cerca de 50 mil pessoas (as más línguas dizem que o clima de perigo pelo poder do narcotráfico também influiu na mudança de local).

Depois, o Atanasio Girardot passou por duas reformas: uma para ganhar um anel superior, em 1991, e outra para se adequar a padrões da Fifa para receber o Mundial sub-20, em 2011. Neste meio tempo, recebeu sua primeira decisão da Libertadores, em 1995, mas viu boa parte de seus habitantes (exceto os torcedores do Independiente) amargar um empate em 1 a 1 com o Grêmio, que havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1, em Porto Alegre, e levou o título.

 

Rádio Caruá Fm

Com Globoesporte.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!