Saúde vai usar biometria em serviços públicos para evitar fraudes no registro de pacientes
18/08/2016 10:33 em Ciencia e Tecnologia

Nova ferramenta confere maior segurança no registro e acesso de informações dos cidadãos e contribui para evitar fraudes nos serviços de saúde

 

O Ministério da Saúde será o primeiro órgão da administração pública federal a utilizar os serviços de biometria propostos pelo governo federal para todos os programas sociais. Com isso, os pacientes do Sistema Único de Saúde poderão ser identificados pela digital. A política, construída a partir de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, irá proporcionar maior segurança no registro e acesso de informações dos cidadãos, além de contribuir para evitar fraudes.



O projeto piloto para o novo modelo de identificação deve começar em serviços ofertados pela atenção básica já a partir do próximo ano. O acordo foi fechado, nessa terça-feira (16), em reunião entre o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Marcelo Pagotti.

Para Ricardo Barros, este será um importante passo para o aperfeiçoamento dos sistemas em saúde. “Estamos fazendo um esforço enorme para acelerar a informatização no SUS, que é uma prioridade na minha gestão. Estamos conseguindo a adesão de muitos parceiros e não tenho dúvidas de que irá melhorar os serviços”, avaliou.

Ainda segundo o ministro, a biometria irá permitir a disponibilização segura do prontuário eletrônico do paciente, já iniciado a partir do Cartão SUS – identidade do cidadão no acesso aos serviços de saúde público e privados.

O secretário Marcelo Pagotti disse que “os dados do TSE serão utilizados para garantir a plena identificação dos cidadãos e a segurança de seus dados”. Segundo ele, a Secretaria de Tecnologia da Informação dará total apoio na implementação deste projeto.

 

Rádio Caruá Fm

Com Agencia Brasil

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!